quarta-feira, 9 de maio de 2012

VOTO: MAIOR DIREITO DO CIDADÃO OU NÃO?

Muitos, por muito tempo, afirmaram, como afirmam até hoje, que o voto é o maior Direito do cidadão.
Permitam-me discordar.


Vamos a origem do Direito a voto. 
Antes mesmo da independência do Brasil o voto foi exercido, podendo, inicialmente, votar os "homens livres". Após a independência foi elaborada a primeira legislação eleitoral. O voto nessa época era uma bagunça. Por muito tempo o voto foi exercido apenas por homens alfabetizados.
Somente na década de 30, com a bagunça internacional gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, as mulheres, a duras penas e muita luta, conseguiram o direito a votar.
"Em 1984, milhares de pessoas foram às ruas exigir a volta das eleições diretas para presidente." (fonte:  http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/POLITICA/93436-DECADA-DE-80:-AS-DIRETAS-JA.html). Mais uma vez a luta/o protesto/a manifestação popular, fez a diferença nas características do sufrágio no Brasil.

Em fim, após esse breve histórico responda: o voto é o maior direito do cidadão?

Bom! Dizer que o voto é o maior direito do cidadão com o intuito de incentivar a população a votar é válido. Porém, os políticos maravilhosos de hoje usam essa máxima para cegar a população e enfraquecer a luta por direitos e por uma política decente. Hoje eles dizem: "Não vá às ruas! Daqui a quatro anos você vai à urna e vota para mudar o país!" Tudo para calar o povo.

As propagandas do governo, os discursos dos políticos, as bandeiras sindicais e partidárias: É tudo para dizer: " Se você votar errado é futuro ruim! Seu futuro vai depender de quem você vai votar!

TUDO ISSO, EM PARTE, É FALSO!

O SEU FUTURO VAI DEPENDER DE VOCÊ!
O SEU FUTURO VAI DEPENDER DA SUA LUTA!
O SEU FUTURO VAI DEPENDER DA SUA IDA ÀS RUAS PARA PROTESTAR POR SEUS DIREITOS E CONTRA A CORRUPÇÃO NA POLÍTICA!

Isso mesmo, você é o agente modificador, não somente com o seu voto, mas principalmente coma sua luta!

O MAIOR DIREITO DO CIDADÃO É O DE IR ÀS RUAS E PROTESTAR

VAMOS JUNTOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário