Crisma


Oração do Espírito Santo
Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.

Os 10 Mandamentos:
Mandamentos referentes a Deus:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar seu santo nome em vão
3º Guardar domingos e festas

Mandamentos referentes à vida:
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade

Mandamentos referentes à verdade e à justiça:
7º Não furtar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias


Crisma 3: As Drogas.

Jo 10, 1-10



As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações físicas e psíquicas em quem as consome. Levam a dependência física e psicológica, podendo, em casos extremos, causar a morte. 


Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Atualmente 5% dos brasileiros são dependentes químicos. 

Todos somos vítimas diretas ou indiretas das drogas, e não estamos conseguindo reagir e dar-lhe um combate eficaz. 

No entanto o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o caminho mais seguro para impedir que adolescentes se viciem. Para usuários ainda não viciados, o tratamento recomendado é a psicoterapia e a participação em grupos de apoio. E para os viciados existem medicamentos que inibem os efeitos das drogas, tudo sobre prescrição médica. 

Oração:

Deus de ternura e bondade, bendito sois pelo maravilhoso dom de viver! Nós vos agradecemos, porque podemos escolher a vida e não a morte. 

Fortalecei-nos na solidariedade a favor das vítimas das drogas. Aumentai em nós, Senhor, a perseverança e a união, na luta contra o perverso sistema de destruição da vida. 

Que encontremos sempre em Vossa Palavra, na Eucaristia e na comunidade eclesial, o sustento para a caminhada e para a construção do vosso Reino. 

Que vosso amor, ó Pai, circule em nossos corações, nas relações humanas e na sociedade, para acelerar a vinda do mundo que a gente quer: um mundo sem ódio, sem exclusões, sem drogas, um mundo pleno de vida, amor, solidariedade e paz. 

Por Jesus Cristo, vosso Filho, que veio ao mundo para que todos tenham vida, na unidade do Espírito Santo. Amém.





Crisma 2: A obra do criador.


Gn 2, 7. 15 - 24

Reflexões sobre o texto bíblico:


1. Toda a criação é obra de Deus e, como tal, merece respeito e cuidado. O ser humano, além de criatura mais perfeita da criação, ainda elevado à condição de filho amado e querido por Deus, ganhou carinhosamente de presente de Deus a terra como habitação.
Qual a responsabilidade do homem na continuidade da obra criadora do Pai?

2. Deus criou todas as coisas e deu a missão ao homem de Cultivar-las e guarda-las.
Diante de nossa realidade hoje, é possível viver neste mundo buscando a fraternidade universal e cumprindo a vontade de Deus?

3. O relato da criação da mulher a partir da costela de Adão é importante porque mostra que ela é carne da carne do homem, em tudo semelhante a ele. Ao se tirar do lado, mostra que ela é igual a ele, nem Superior (cabeça), nem inferior (pés).
Para Deus existe diferenças entre homens e mulheres?


Salmo 8:

Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra! Vossa majestade se estende, triunfante, por cima de todos os céus.  

Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.

Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes:

Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?

Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.

Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.

Rebanhos e gados, e até os animais bravios,

pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.

Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!  



Oração:


Ó pai, é nosso dever dar-vos graça e é nossa salvação dar-vos glória: só vós sois o Deus vivo e verdadeiro que existe antes de todo tempo. Porque sois o Deus de bondade e a fonte da vida, fizestes todas as coisas para cobrir de bênçãos vossas criaturas e a muitos alegrar com vossa luz.
Nós vos louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo. Nós vos louvamos pela luz do dia e pela vossa palavra, que é a nossa luz. Nós vos louvamos pela terra, onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de vós recebemos.





Crisma 1: A santa missa. Como discípulos de Emaús.


Lc 24, 13-35

A missa é o momento mais sublime para um católico, o momento onde podemos nos encontrar verdadeiramente com Cristo. Necessário se faz, então, entender um pouco do que se passa nesse ato de fé.

Lucas retrata um momento ocorrido após a ressurreição de Jesus, onde ele se encontra com dois homens que conversavam a seu respeito e explica-lhes tudo o que ocorreu com Ele.

Da análise desse trecho pode-se aprender muito sobre a missa.


Versículos 13-15 (Ritos iniciais)
            Mostra o sentido de guardar o domingo, já no domingo é a ressurreição, e esse acontecimento é o mais importante para quem é cristão.
            Como os discípulos, que estavam como que vendados e não reconheceram o senhor, nós também muitas nós vamos a missa dessa forma, com problemas ou até alegrias os quais nos cegam para a presença de Jesus em nossas vidas.
            Os ritos iniciais da missa tem a finalidade de criar comunidade entre os participantes e prepara-los para o que vão celebrar. O celebrante principal da eucaristia é o próprio Cristo. Ele está presente no ministro ordenado, sacramento do Cristo-cabeça, e na assembléia, seu corpo eclesial.

Versículos 16-27 (Liturgia da palavra)
            Da mesma forma que cristo ensinou aos discípulos que caminhavam, hoje ele também nos ensina, através de suas escrituras. Na missa temos a primeira leitura, que geralmente é um texto do antigo testamento, seguido do salmo e da segunda leitura. Logo após temos a proclamação do evangelho dada pelo celebrante da missa e por fim temos a homilia, onde o celebrante nos ensina. Geralmente a primeira leitura e o evangelho tratam do mesmo tema, para fazer menção ao que se foi falado de Jesus pelos profetas e o que se cumpriu.
            Por fim respondemos à palavra de Deus com as orações dos fiéis e professamos a nossa fé com a oração do creio.

Versículos 28-32 (Liturgia eucarística)
            Nesse momento nós repetimos os acontecimentos da multiplicação dos pães, da ultima ceia e da passagem bíblica em estudo. Onde temos a consagração do vinho e do pão, transformando-os em carne e sangue de Jesus e a partilha deles entre os irmãos.
            É nesse momento que nós, como os discípulos que estavam com Jesus, temos a graça de ver com nossos próprios olhos o Deus vivo, Jesus, pois estamos verdadeiramente na presença dele. É nesse momento que temos a graça de ter nossos olhos abertos para reconhecer Deus em nosso meio, ali na eucaristia.

Versículos 33-35 (Ritos finais)
            Logo depois de reconhecerem Jesus, a escritura nos mostra que eles voltaram a Jerusalém, cheios de coragem, pois seus olhos se abriram e eles reconheceram Jesus. Assim também nós devemos retornar as nossas vidas, com o fim da celebração. Mas não podemos voltar como chegamos à missa, devemos voltar cheios de coragem para proclamar Jesus ao mundo, para sermos verdadeiros servos do Senhor e verdadeiras testemunhas de Sua glória.