sexta-feira, 29 de julho de 2011

Corpo - Basar

A palavra corpo no hebraico vai muito além de carne, sangue e ossos. Basar, corpo em hebraico, retrata a totalidade do ser, suas características, emoções e, o mais importante, sua alma.


É com essa palavra que Jesus diz: "tomais todos e comei, isso é o meu CORPO, que será entregue por vós"


Talvez alguns dos meus leitores não se interessem por essa publicação, o que verdadeiramente eu acho muito triste, mas não posso deixar de falar de algo tão sublime, misterioso e divino, que é o corpo de Deus em um pequeno pedaço de pão.


As palavras de Jesus, repassadas por João no capítulo 6 versículos 22 a 71 no evangelho, aterrorizou as pessoas da época, por que pensavam: como isso vai ocorrer? Como uma pessoa pode dar sua carne para os outros comerem? ... Hoje nós sabemos, através do sacramento da comunhão.


Nunca antes na história da humanidade houve um Deus tão próximo de suas criaturas. Um Deus que se faz alimento de vida eterna.


E, para quem crê na palavra de Deus escrita na bíblia, não há como duvidar que a Hóstia Consagrada é, verdadeiramente, o corpo (basar) de Cristo.

  • "Eu sou o pão da vida"
  • "O pão, que hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo"
  • "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem, e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em vós mesmos"
  • "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. Pois a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida"


Contudo é preciso responsabilidade ao tratar de algo tão importante, belo e divino. Paulo, na primeira carta aos Coríntios, capítulo 11, versículos 27 a 29, afirma que precisamos nos examinar  para que não comamos a Hóstia consagrada indignamente. "Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que come e bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação."

Desejo a todos que Deus os abençoe!


Milagre de Amor
(Letra e Música: Alexandre Santos)
Que bom te receber no meu coração 
te tocar, ter-te em minhas mãos, 
com carinho te acolher e contigo ser um só. 
Ter contigo uma perfeita comunhão, 
Corpo e sangue, vinho e pão. 
Milagre de Amor, fonte de vida. 
Ó meu Jesus Eucaristia, eu te recebo em comunhão, 
pois mesmo sem que eu mereça, 
vens fazer morada no meu coração. 
Eu te adoro meu Jesus, 
doce mistério no meu coração. 
Como um Deus tão grande e soberano se faz 
pequeno um pedaço de pão. Só por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário